O que toda Criança Deveria Aprender com seu Pai

Creio que no plano ideal de Deus para a humanidade, toda criança deveria nascer numa família, onde pai e mãe fossem boas referências e cuidadores amorosos. Ninguém deveria crescer fora de um ambiente familiar funcional.

Ainda refletindo sobre o “modelo ideal”, creio que todo filho deveria ter seu pai como seu primeiro pastor, educador e juiz .

Primeiro pastor porque as Escrituras apresentam o homem como sacerdote do lar e líder espiritual da família. Quando o pai desenvolve esses papéis, a criança irá aprender desde cedo a viver o Evangelho na prática.

Primeiro Educador porque a educação e a formação para a vida iniciam em casa. É no ambiente do lar que a criança pode desenvolver o amor pelos livros, o gosto pelos estudos e aprender diferentes habilidades e valores para sua vida.

Primeiro Juiz porque é atribuição de cada pai ensinar seu filho sobre limites, desenvolvendo seu caráter e sua ética. Filhos que são disciplinados pelos seus pais, possuem melhores chances de não precisarem ser disciplinados por autoridades policiais e judiciárias.

Como escrevi no começo isso seria o plano ideal. Alguns filhos tem o privilégio de crescer com um pai que possui tais características. Alguns pais poderão se empenhar em cumprir tais funções. Mas o que fazer quando isso não foi possível acontecer???

A graça de Deus se manifesta de muitas formas, por isso, mesmo quando o plano ideal não se concretiza, um novo plano é desenvolvido. Quando uma criança cresce longe de seu pai ou perto de um pai que não cumpre tais funções, Deus usará outras pessoas para serem referências de uma espiritualidade saudável e de uma boa  formação educacional, moral e ética. Quando um pai falha, Deus coloca uma outra pessoa em nosso caminho para nos ajudar, afinal “As pessoas aprendem umas com as outras, assim como o ferro afia o próprio ferro” Pv 27.17.

Quem sabe Deus não irá usar sua vida para ajudar pessoas que cresceram longe de um pai, que precisam de boas referências de fé, integridade, trabalho e amor. O Novo Testamento mostra que podemos ser Pais na fé de alguém, que talvez precise de uma nova referência paterna em sua vida. Estou comprometido em ser um pai com essas funções para meus filhos biológicos e filhos na fé. E você??

pai

Uma ideia sobre “O que toda Criança Deveria Aprender com seu Pai

  1. Carla

    Que tremendo isso que escreveu… Não tenho o que dizer a não ser PERFEITO texto.
    Me permite compartilhar?

Os comentários estão fechados.