O que Deus está me dizendo? O que vou fazer a respeito?

Quando leio a Bíblia, duas perguntas me acompanham. Elas me ajudam a buscar a interpretação correta do texto sagrado e a aplica-lo na minha vida.

Como creio que a Bíblia é a Palavra de Deus em linguagem humana e o registro da revelação que o Eterno fez de si mesmo aos homens, sempre procuro olhar para o texto com a seguinte perspectiva: “O que Deus está me dizendo?” Essa pergunta ajuda-me a buscar um entendimento correto do texto. Neste processo observo o contexto, o estilo literário, o propósito do autor, comparo diferentes versões, busco o sentido original das palavras e o comparo com outros versículos. Com esses cuidados minha chance de entender corretamente o texto é maior. Ao fazer uma correta interpretação do texto, poderei responder minha pergunta, pois saberei o que Deus está me dizendo naquele momento.

Mas preciso trazer a revelação bíblica para minha práxis, ela precisa ser aplicada em minha vida, ser absorvida e praticada. Por isso, minha segunda pergunta é: “O que vou fazer a respeito?” Tão importante quanto saber o que Deus está me dizendo é decidir o que irei fazer com aquilo que o Senhor revelou através de sua Palavra. Meu desejo é entender o texto para praticá-lo. Esse deveria ser o desejo de todo leitor da Bíblia.

Encorajo meus amigos a lerem a Palavra de Deus diariamente. Que a Bíblia te acompanhe por todo o seu dia e por todos os seus caminhos, que ela seja sua companheira por onde você for. Que sigam a instrução do salmista e meditem na Palavra dia e noite (Sl 1.1-3). Por fim, recomendo que ao ler a bíblia sempre façam essas duas perguntas a si mesmo: “O que  Deus está me dizendo?” & “O que vou fazer a respeito?”

leitura biblica